Brazilian Radiocarbon Database • BRC14​

Como o BRC14 foi construído

O banco de dados, BRC14Database, foi construído com o intuito de oferecer uma base sistematizada e agrupada de busca e pesquisa sobre datações absolutas disponíveis para sítios arqueológicos localizados no Brasil. A condição essencial para que uma data seja incorporada ao BRC14 é estar acompanhada de uma referência sobre onde foi publicada (ou quem a produziu) e estar claramente vinculada a um sítio arqueológico devidamente identificado. Estas são informações essenciais já que permitem ao leitor/pesquisador conferir a informação disponibilizada.  
Para sua atualização temos consultado artigos, capítulos, teses, dissertações e relatórios disponibilizados publicamente. Eventualmente dados não publicados podem ser incorporados, desde que acompanhados da anuência do autor da datação. Procuramos obter e disponibilizar o máximo de informações possíveis sobre cada amostra. A amplitude e detalhamento destas informações são aspectos diretamente dependentes da qualidade da informação disponibilizada nas fontes pesquisadas.

No que se refere a informações sobre possíveis contaminações, inversões estratigráficas e fraca associação cultural das amostras datadas, procuramos inserir no banco de dados exclusivamente as informações disponibilizadas pelos autores das obras consultadas. Quando o campo referente a este ítem está em branco, significa que não há comentários sobre estes aspectos nas obras de referência para aquela datação. Os critérios utilizado para definir o grau de confiabilidade das datações incluídas no BRC14 foram: informação sobre o tipo de material datado – a ausência dessa informação ou a indicação de que o material foi mesclado, agrupando diferentes tipos de vestígios levou à exclusão da amostra do BD; 2. informação sobre a correção das datas por C13 – esse critério foi aplicado principalmente para as datas obtidas antes de 1970, pois até esse momento os laboratórios não executavam esse procedimento para todas as datas; após 1970 os laboratório passaram a aplicar esse procedimento de forma regular, apresentando os dados na divulgação dos resultados; 3. informação sobre o laboratório onde a data foi efetuada, assim como seu número de referência; 4. desvio padrão maior que 200; 5. informações sobre a datação obtida que indiquem fraca associação cultural e que estejam fundamentadas na bibliografia consultada. Estes critérios foram selecionados com base em bibliografia especializada (citar). A partir da conferência a respeito dessas informações, construímos duas versões do BD. A primeira delas (Mapa interativo + tabela) inclui as datas para as quais o grau de confiabilidade atendeu aos critérios mínimos definidos no âmbito deste projeto. Uma segunda tabela, orientada principalmente para aqueles que tenham interesse em pesquisa, inclui todas as datas coletadas em pesquisa bibliográfica, sem a realização de qualquer seleção baseada em critérios de confiabilidade. Esta segunda tabela pode ser consultada sob demanda. Caso haja interesse em obter uma versão integral da tabela, o interessado deve entrar em contato com a equipe. O georreferenciamento dos sítios arqueológicos. Entretanto, nem sempre a localização exata é divulgada nas publicações. Nesses casos, recorremos ao georreferenciamento de mapas ou a aproximações baseadas nas descrições de localização disponíveis. Nessas situações, a posição é indicada como. Alguns sítios não puderam ser localizados e, por isso, não aparecem nos mapas do site. Ainda assim, optamos por mantê-los listados no banco de dados, na expectativa de que os pesquisadores responsáveis possam futuramente contribuir com as informações faltantes.

Adicione o texto do seu título aqui

Como acessar

1. Mapa interativo + Tabela

Estão disponíveis para consulta aberta e interação online, os dados referentes à:

Sigla / Nome / N.lab / Data convencional AP / Sigma / DeltaC13 / Dating Method / Material datado / Estado / Região / Bioma / Referência primária / Referência secundária.

2. Tabela completa sob demanda

Uma tabela que inclui todas as datas coletadas em pesquisa bibliográfica, sem a realização de qualquer seleção baseada em critérios de confiabilidade, pode ser consultada sob demanda. 

Caso haja interesse em obter uma versão integral, entre em contato com a coordenação.

Visualize nosso mapa interativo. Consulte períodos, materiais e regiões para compreender a distribuição das datações.

Orientada principalmente para aqueles que tenham interesse em pesquisa, consulte informações.

DICAS de uso para diferentes públicos

Pesquisadores e cientistas: Consulte registros completos de datações, métodos, materiais e referências. Use os filtros do mapa e a tabela detalhada para análises mais precisas e, sempre que possível, contribua com novas informações para fortalecer a base de dados.

 • Recomendamos fortemente que o uso dos dados seja acompanhado de conferência nas fontes primárias e/ou secundárias indicadas.

Jornalistas e Comunicadores: Acesse localizações, referências e materiais de datação em linguagem clara, com possibilidade de cruzar dados para reportagens e conteúdos de divulgação.

Professores e Estudantes: Utilize o mapa interativo e a tabela como apoio em trabalhos, projetos e pesquisas acadêmicas. Explore os filtros para selecionar períodos, estados e tipos de material datado.

Como citar o BRC14

O uso dos dados do BRC14Database requer a devida citação. Essa prática é fundamental para assegurar a transparência científica, dar crédito ao trabalho coletivo realizado e permitir a rastreabilidade das informações.

Pedimos, portanto, que toda utilização — seja em trabalhos acadêmicos, relatórios técnicos, materiais de divulgação ou reportagens — esteja sempre acompanhada de referência adequada.

  • ABNT
    – BRC14Database. Brazilian Radiocarbon Database. UFSC, ano. Disponível em: <https://https://brc14database.com.br\>. Acesso em: dd mmm. aaaa. https://doi.org/10.5281/zenodo.13851680

    –     Bueno, L. R., Gilson, S. P. N. R., Kopelke, S. D. F., Denardi, B. M., Fedechen, M., & Perillo Filho, Á. (2023). Datações absolutas na arqueologia brasileira: distribuição espaço-temporal, problemas e propostas. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, 18, e20210113. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bgoeldi/a/xTXWSB6dwnytphvkYVsBv9x/?lang=ptDOI: 10.1590/2178-2547-BGOELDI-2021-0113

  • Comunicação / Imprensa (forma abreviada)
    Fonte: BRC14Database – Brazilian Radiocarbon Database (LEIA-UFSC), ano, acesso em dd/mm/aaaa.

  • Figuras e mapas
    Fonte: BRC14Database (LEIA-UFSC) – elaboração própria a partir dos dados (acesso em dd/mm/aaaa).