O BRC14 é uma iniciativa desenvolvida no Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Arqueologia (LEIA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob coordenação do Prof. Dr. Lucas Bueno e do pesquisador Dr. Simon-Pierre Gilson (ULPGC).
O projeto reúne pesquisadores, estudantes e colaboradores envolvidos no levantamento, organização e verificação de dados arqueológicos, com o objetivo de fortalecer a produção científica e ampliar o acesso público às informações sobre as datações absolutas disponíveis para sítios arqueológicos no Brasil.
Atuamos de forma colaborativa e voluntária, integrando diferentes áreas da arqueologia, geoprocessamento, gestão de dados e comunicação para manter o BRC14 como uma ferramenta confiável, atualizada e acessível para pesquisadores, instituições e para o público interessado em conhecer melhor a história profunda do território brasileiro.
coordenação
Suas pesquisas versam sobre história antiga das Américas, com ênfase em questões sobre processos de povoamento e relações entre arqueologia e história indígena nas terras baixas sul americanas.
coordenação
Doutor em arqueologia pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro-Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador pós-doutorado da Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha) e colaborador no Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Arqueologia da Universidade Federal de Santa Catarina.
Suas pesquisas abordam a relações entres os seres humanos e o mundo marinho através do estudo dos restos de animais.
Banco de dados
Doutora em arqueologia pela Universidade de São Paulo (MAE-USP). Professora do Departamento de Antropologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Arqueologia (LEIA-UFSC).
Suas pesquisas abordam a diversidade e processos históricos de ocupação humana dos contextos do sul do Brasil por meio da construção de bases de dados arqueológicos e análises espaciais, cerâmicas e líticas.
Banco de dados
Graduando no curso de História (Bacharelado e Licenciatura) na Universidade Federal de Santa Catarina. Integra o Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Arqueologia (LEIA/UFSC). Pesquisa sobre arqueologia do sul do Brasil, com foco na região do Vale do Itajaí (SC).
Banco de dados
Doutor e Mestre em Arqueologia no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Professor de Geografia do Ensino Fundamental no Colégio Bom Jesus.
Possui experiência nas áreas de: Arqueologia, com foco em análise de material lítico, SIG, Modelagem Baseada em Agentes na Arqueologia, Sambaquis, Arqueologia Jê Meridional, e Geografia, com foco em educação patrimonial e geografia cultural.
Multimídia
Especialista em Data Science & Analytics (USP/Esalq), mestra em Ciências (IB-USP) e bacharela em Ciências Biológicas (UNIRIO).
Atua em projetos que unem arqueologia, multimídia, ciência de dados e comunicação científica. Em 2024, foi finalista do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, ganhando menção honrosa na categoria Investigação. Atualmente, é cientista multimídia (FAPESP) no projeto Amazônia Revelada, sob supervisão de Eduardo Góes Neves (MAE-USP).
Equipe: Sofia Kopelke, Matheus Fedechen, Átila Perillo e Bettina Denardi
Colaboradores: Carolina Levi, Lucas Bond, Thiago Pereira e André Colonese