Brazilian Radiocarbon Database • BRC14​

metodologia

O banco de dados, BRC14 Database, foi construído com o intuito de oferecer uma base sistematizada e agrupada de busca e pesquisa sobre datações absolutas disponíveis para sítios arqueológicos localizados no Brasil.

🔹 Critérios de inclusão das datações

A condição essencial para que uma data seja incorporada ao Banco de Dados é estar acompanhada de uma referência sobre onde foi publicada ou quem a produziu e estar claramente vinculada a um sítio arqueológico devidamente identificado.

Captura de tela 2025-09-24 014409

🔹 Fontes consultadas

Artigos, capítulos, teses, dissertações e relatórios disponibilizados publicamente.

Eventualmente dados não publicados podem ser incorporados desde que acompanhados da anuência do autor da datação. Procuramos obter e disponibilizar o máximo de informações possíveis sobre cada amostra.



🔹Informações associadas às amostras

Procuramos obter e disponibilizar o máximo de informações possíveis sobre cada amostra. A amplitude e detalhamento destas informações são aspectos diretamente dependentes da qualidade da informação disponibilizada nas fontes pesquisadas.



🔹Observações sobre integridade e contexto das amostras

No que se refere a informações sobre possíveis contaminações, inversões estratigráficas e fraca associação cultural das amostras datadas, procuramos inserir no banco de dados exclusivamente as informações disponibilizadas pelos autores das obras consultadas.

Quando o campo referente a este item está em branco, significa que não há comentários sobre estes aspectos nas obras de referência para aquela datação.



🔹Critérios de confiabilidade das datações

Os critérios utilizados para definir o grau de confiabilidade das datações incluídas no BD foram:

  1. informação sobre o tipo de material datado — a ausência dessa informação ou a indicação de que o material foi mesclado, agrupando diferentes tipos de vestígios, levou à exclusão da amostra do BD;

  2. informação sobre a correção das datas por C13 — esse critério foi aplicado principalmente para as datas obtidas antes de 1970, pois até esse momento os laboratórios não executavam esse procedimento para todas as datas; após 1970 os laboratórios passaram a aplicar esse procedimento de forma regular;

  3. informação sobre o laboratório onde a data foi efetuada, assim como seu número de referência;

  4. desvio padrão maior que 200;

  5. informações sobre a datação obtida que indiquem fraca associação cultural e que estejam fundamentadas na bibliografia consultada.



🔹 Versões do banco de dados

A partir da conferência a respeito dessas informações, construímos duas versões do BD.

  • A primeira delas, publicada no dashboard, inclui apenas as datas para as quais o grau de confiabilidade atendeu aos critérios mínimos definidos no âmbito deste projeto.
  • A segunda tabela, orientada principalmente para aqueles que tenham interesse em pesquisa acadêmica, inclui todas as datas coligidas em pesquisa bibliográfica, sem a realização de qualquer seleção baseada em critérios de confiabilidade.

Esta segunda tabela não está públicas ou atrelada ao mapa, e pode ser consultada sob demanda. Caso haja interesse em obter uma versão integral da tabela, o interessado deve entrar em contato com a equipe.

Adicione o texto do seu título aqui

Como acessar

1. Mapa interativo + Tabela

Estão disponíveis para consulta aberta e interação online, os dados referentes à:

Sigla / Nome / N.lab / Data convencional AP / Sigma / DeltaC13 / Dating Method / Material datado / Estado / Região / Bioma / Referência primária / Referência secundária.

2. Tabela completa sob demanda

Uma tabela que inclui todas as datas coletadas em pesquisa bibliográfica, sem a realização de qualquer seleção baseada em critérios de confiabilidade, pode ser consultada sob demanda. 

Caso haja interesse em obter uma versão integral, entre em contato com a coordenação.

Visualize nosso mapa interativo. Consulte períodos, materiais e regiões para compreender a distribuição das datações.

Orientada principalmente para aqueles que tenham interesse em pesquisa, consulte informações.

Como citar o BRC14

O uso dos dados do BRC14Database requer a devida citação. Essa prática é fundamental para assegurar a transparência científica, dar crédito ao trabalho coletivo realizado e permitir a rastreabilidade das informações.

Pedimos, portanto, que toda utilização – seja em trabalhos acadêmicos, relatórios técnicos, materiais de divulgação ou reportagens – esteja sempre acompanhada de referência adequada.

  • ABNT
    – BRC14Database. Brazilian Radiocarbon Database. UFSC, ano. Disponível em: <https://https://brc14database.com.br\>. Acesso em: dd mmm. aaaa. https://doi.org/10.5281/zenodo.13851680

    –     Bueno, L. R., Gilson, S. P. N. R., Kopelke, S. D. F., Denardi, B. M., Fedechen, M., & Perillo Filho, Á. (2023). Datações absolutas na arqueologia brasileira: distribuição espaço-temporal, problemas e propostas. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, 18, e20210113. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bgoeldi/a/xTXWSB6dwnytphvkYVsBv9x/?lang=ptDOI: 10.1590/2178-2547-BGOELDI-2021-0113

  • Comunicação / Imprensa (forma abreviada)
    Fonte: BRC14Database – Brazilian Radiocarbon Database (LEIA-UFSC), ano, acesso em dd/mm/aaaa.
  • Figuras e mapas
    Fonte: BRC14Database (LEIA-UFSC) – elaboração própria a partir dos dados (acesso em dd/mm/aaaa).

Dicas de uso para diferentes públicos

Pesquisadores e cientistas: Consulte registros completos de datações, métodos, materiais e referências. Use os filtros do mapa e a tabela detalhada para análises mais precisas e, sempre que possível, contribua com novas informações para fortalecer a base de dados.

Recomendamos fortemente que o uso dos dados seja acompanhado de conferência nas fontes primárias e/ou secundárias indicadas.

Jornalistas e Comunicadores: Acesse localizações, referências e materiais de datação em linguagem clara, com possibilidade de cruzamento de dados para reportagens, matérias, conteúdos multimídia e de divulgação científica.

Professores e Estudantes: Utilize o mapa interativo e a tabela como apoio em trabalhos, projetos e pesquisas acadêmicas. Explore os filtros para selecionar períodos, estados e tipos de material datado. Se necessário, escreva para nossa equipe para tirar dúvidas.