Metodologia

Metodologia de coleta e inserção de dados

O banco de dados, BRC14Database, foi construído com o intuito de oferecer uma base sistematizada e agrupada de busca e pesquisa sobre datações absolutas disponíveis para sítios arqueológicos localizados no Brasil.

Para sua alimentação temos consultado artigos, capítulos, teses, dissertações e relatórios disponibilizados publicamente. Eventualmente dados não publicados podem ser incorporados, desde que acompanhados da anuência do autor da datação.

Uma vez que nosso objetivo é oferecer uma base ampla para pesquisa optamos por não realizar nenhum tipo de pré-seleção ou “higienização” das datações.

A condição essencial para que uma data seja incorporada ao Banco de Dados é estar acompanhada de uma referência sobre onde foi publicada ou quem a produziu e estar claramente vinculada a um sítio arqueológico devidamente identificado. Estas são informações essenciais já que permitem ao leitor/pesquisador conferir a informação disponibilizada e definir sua confiabilidade a partir de seus próprios critérios.

No entanto, procuramos obter e disponibilizar o máximo de informações possíveis sobre cada amostra. A amplitude e detalhamento destas informações são aspectos diretamente dependentes da qualidade da informação disponibilizada nas fontes pesquisadas.

No que se refere a informações sobre possíveis contaminações, inversões estratigráficas e fraca associação cultural das amostras datadas, procuramos inserir no banco de dados exclusivamente as informações disponibilizadas pelos autores das obras consultadas. Quando o campo referente a este ítem está em branco, significa que não há comentários sobre estes aspectos nas obras de referência para aquela datação.

Tendo em vista que não realizamos nenhuma pré-seleção das datas inseridas no banco de dados recomendamos fortemente que qualquer utilização das datas aqui apresentadas seja precedida de uma conferência e avaliação de sua confiabilidade através da busca nas fontes indicadas nas colunas “referência primária” e/ou “referência secundária”.

Para conferir e, eventualmente contribuir com a informação de novas datas ou aprimoramento daquelas já existentes, você pode conferir na aba Colaborar o conjunto de informações buscados para cada datação.

Na aba Colaborar você encontra um arquivo com duas planilhas: uma delas com a indicação de todos os campos de informações buscadas com relação a cada datação inserida em nosso banco e outra, chamada metadados, que apresenta um descritivo de cada um destes campos.

Um ponto chave deste Banco de dados envolveu também o georreferenciamento de todos os sítios que forneceram amostras de datações. Infelizmente nem todos os sítios para os quais há datas disponíveis têm sua localização exata divulgada e publicada. Muitas vezes tivemos que proceder através do georreferenciamento de mapas publicados ou de aproximações a partir das descrições sobre localização disponíveis nas fontes consultadas. Nestes casos, indicamos que a localização do sítio foi estimada. Poucos sítios do Banco de dados não puderam ser localizados, ficando, portanto, fora dos mapas apresentados no site. No entanto, optamos por mantê-los na lista de sítios do Banco de Dados na esperança de que os pesquisadores envolvidos contribuam com a alimentação do banco de dados enviando as informações ausentes.

Engrange Vecteurs by Vecteezy