cabecao

Brazilian Radiocarbon Database

Bem-vindxs

O banco de dados Brazilian Radiocarbon Database – BRC14Database tem como objetivo construir e disponibilizar para um amplo público, nacional e internacional, um banco de dados com todas as datações absolutas disponíveis atualmente para sítios arqueológicos no Brasil.
Nos últimos anos tem sido crescente a construção de grandes bancos de dados em âmbito nacional e internacional com o objetivo de agregar um grande conjunto de informações que permita criar e estimular a realização de pesquisas em amplas escalas temporal e espacial. BRC14Database pretende contribuir para divulgação de um destes banco de dados, em construção no âmbito das pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Arqueologia da UFSC.

BRC14Database tem uma abrangência nacional, com sítios arqueológicos de todo o Brasil e uma abrangência temporal bastante extensa, contemplando uma cronologia de cerca de 40.000 anos, com datas desde o Pleistoceno Tardio até o Holoceno recente. Ao agrupar esse conjunto de informações pretendemos contribuir ao mesmo tempo para divulgação e valorização do patrimônio arqueológico brasileiro e das pesquisas arqueológicas realizadas no Brasil.
A utilização de datações radiocarbônicas como indicadores de ocupação humana é uma prática corrente na arqueologia desde a segunda metade do século XX. Nas últimas décadas, a utilização de sequências de datações absolutas como indicadores de processos de longa duração, seja para inferir demografia e dinâmicas de povoamento ou para discutir interação entre mudanças paleoclimáticas e transformação cultural tem sido cada vez mais frequente.
No Brasil a utilização de sequências de datações absolutas como proxys para discussões sobre demografia, processos de povoamento, transformação cultural e interações com dinâmicas ambientais permanece como um campo pouco explorado.
Além de oferecer uma consistente ferramenta de pesquisa e divulgação do patrimônio arqueológico brasileiro, a construção de BRC14Database se fundamenta na ideia de que a arqueologia apresenta um excelente caminho para abordar o tempo profundo, para estudar processos de transformação sócio-cultural na longa-duração e, no caso brasileiro, para fomentar a construção de histórias indígenas milenares, rompendo as barreiras colonialistas que impuseram uma divisão arbitrária entre história e pre-história e assim alijaram as populações indígenas de suas trajetórias históricas milenares, acarretando em silenciamentos e desterritorializações.
A construção e manutenção de BRC14Database é um projeto que requer permanente atenção e atualização. Para que consigamos manter a base atualizada e em constante aprimoramento estimulamos fortemente a colaboração de todos. Veja como participar na aba Colaborar.
A sistematização dos dados apresentados é um trabalho contínuo e dependente das informações disponibilizadas em publicações e relatórios de pesquisa, apesar de nossos esforços no sentido de acessar apenas dados que apresentem critérios mínimos de confiabilidade, estamos cientes da presença de eventuais equívocos ou ausências na base de dados decorrentes de motivos muito variados, por isso agradecemos contribuições com o intuito de seu aprimoramento.